Bumbo: A notação do bumbo fica na parte inferior da pauta. O bumbo é, normalmente, o maior tambor de um set de bateria e geralmente produz a nota mais grave. Ele é usado com um pedal.
• Surdo: A notação do bumbo fica no terceiro espaço a partir do topo da pauta. O surdo é, normalmente, a próxima nota mais grave de um set de bateria.
• Tom 1 e tom 2: Os tons são marcados no primeiro espaço da pauta a partir do topo e na linha abaixo desse espaço. Às vezes chamado de tom agudo, esse tambor normalmente produz uma nota mais alta que o surdo e o bumbo. Muitas viradas de bateria começam com esse tambor e muitos sets de bateria têm mais de um tom.
• Caixa: A caixa, frequentemente, é considerada o tambor principal de um set de bateria. Sua notação fica no segundo espaço da pauta a partir do topo. Muitas batidas são baseadas no padrão entre bumbo e caixa. A caixa tem um som muito conhecido que vem dos fios que estão presos à sua pele de resposta.
• Condução: Esse prato normalmente é o maior em um kit de bateria e é usado para várias finalidades diferentes. O prato de condução costuma ser batido com a ponta da baqueta para dar a sensação de condução, mas ele também pode ser usado como prato de ataque. Na pauta, ele fica na linha superior.
• Chimbal: A notação do chimbal fica na linha superior da pauta e é, frequentemente, a principal ferramenta de marcação de tempo. O chimbal é o par de pratos que são usados por um tipo exclusivo de suporte que contém um pedal. Os bateristas podem controlar o tipo de nota que é produzida ao pisar na máquina de chimbal e segurar os dois pratos juntos e então tocá-los, o que é conhecido como chimbal fechado, ou então deixá-los ricochetear um pouco um no outro, liberando a pressão com o pé, conhecido como chimbal aberto.
• Prato de ataque 1 e prato de ataque 2: O prato de ataque é um prato grande e muito alto que costuma ser usado para acentuar diferentes ritmos dentro da música. Pratos de ataque variam de tamanho e tom e contêm um grande número de diferentes estilos e sons. Esse prato difere dos outros porque costuma ser tocado com força e pode ajudar a elevar os movimentos dinâmicos de um trecho da música. Sua notação é localizada acima do chimbal, acima da linha superior da pauta. Em sets de bateria com dois pratos de ataque, o segundo prato de ataque será notado no espaço acima do primeiro prato.