No entanto, a sua voz pode oscilar de acordo com vários fatores, como é o caso do modo como você respira, por exemplo. Mas não é só isso. Existem outros detalhes que fazem da sua voz algo único no mundo, como timbre, altura e intensidade vocal. Quer saber mais sobre o assunto? Então, fique com a gente!
A Importancia das características e as propriedades dos sons?
Quando conversamos com alguém ou escutamos uma canção, temos contato com diferentes sons. Conseguimos facilmente distinguir a característica mais grave de um contrabaixo em comparação a um violino, por exemplo, assim como percebemos que uma pessoa tem a voz mais grossa que outra.
Nesse processo, conseguimos observar que diferentes fatores influenciam a nossa percepção do som. Quanto mais nos dedicamos a identificá-los e aprendê-los, melhor conseguimos trabalhar as nossas próprias características vocais, por exemplo. Além disso, cada pessoa tem uma voz única.
Mas se você não gosta da sua voz ou gostaria que ela fosse aperfeiçoada, como pode fazer isso sem entender como já emite os sons enquanto fala ou canta? Por isso é tão relevante se dedicar a esse tipo de conhecimento.
Post: Melhores microfones para cantar
Intensidade
A intensidade vocal é aquilo ao que nós normalmente nos referimos como volume. Portanto, ao dizermos que alguém fala muito alto, na realidade, queremos dizer que a intensidade do som emitido é alta. Basicamente, isso tem a ver com a amplitude da vibração da onda e da pressão que ela exerce no ar.
Timbre
O timbre é o que nos permite diferenciar diversas vozes em uma mesma conversa. Sabe quando você escuta um grupo de pessoas e reconhece alguém falando nele?
Na realidade, você identificou alguém pelo timbre da voz. Cada timbre é determinado pelo formato da sua onda sonora, sendo assim, a onda de um piano é diferente da onda de um violino, por exemplo.
Frequeuncia
A frequência vocal corresponde ao tipo de onda sonora que é produzida ao vibrarmos as pregas vocais. Sons mais graves (grossos) são produzidos por pregas vocais mais densas e com mais tecido. Sons mais agudos (finos) são produzidos por pregas vocais menos densas e com menos tecido.
É comum que mulheres tenham a voz mais aguda e homens tenham a voz mais grave devido à formação das suas pregas vocais e à conformação das suas laringes. Portanto, conforme varia a frequência da onda sonora, entre 20 Hz e 20.000 Hz, variam também o grave ou agudo que escutamos.
- A voz pode ser trabalhada. O importante é utilizar uma frequência confortável, adequada à formação do seu corpo, ajustando sempre que houver algum excesso.
- Para trabalhar e melhorar timbre, intensidade e frequência vocal, é recomendado que você fique atento a alguns aspectos:
- mantenha as pregas vocais hidratadas bebendo, pelo menos, dois litros de água ao longo do dia, em temperatura ambiente;
- boceje e espreguice, dando aquela aliviada na tensão que se acumula na região da laringe; diminua ou evite consumir alimentos que aumentam o pigarro, como leite, chocolate e bebidas com gás;
- mantenha um sono regular para que o seu corpo dê conta de manter as suas pregas vocais em dia; evite ao máximo gritar ou cochichar, porque isso pode sobrecarregar as suas cordas vocais;
- consuma alimentos, como maçã e salsão, que têm função adstringente, sendo ótimos para limpar a garganta e melhorar a dicção.
Por fim, vale lembrar que é fundamental ficar sempre atento a quaisquer alterações na sua voz, especialmente àquelas que persistem ao longo dos dias. e você gostou deste conteúdo sobre timbre, altura e intensidade vocal, :
Confira outros posts: Respiração para canto.