7-BENEFÍCIOS-DA-MÚSICA-PARA-O-DESENVOLVIMENTO-DAS-CRIANÇAS
O contato com a música pode resultar em diversos efeitos positivos no desenvolvimento das crianças!
Isso acontece especialmente quando a música se torna um objeto de estudo pelos pequenos. Sim, crianças bem pequenas, inclusive bebês, podem estudar música! Nesses casos, é indicado o ensino da musicalização infantil.
Isso porque, além da sensibilidade musical, a musicalização contribui para o desenvolvimento social, cognitivo, motor, entre diversos outros. Além disso, a música é uma forma de expressão, o que favorece a nossa saúde emocional.
Quer saber mais sobre os, 7 BENEFÍCIOS DA MÚSICA PARA O DESENVOLVIMENTO DAS CRIANÇAS? Como a música pode ajudar seu filho: Então, continue lendo este post!
1. DESENVOLVE O COGNITIVO
Um dos benefícios da música é que ela contribui para o desenvolvimento cognitivo das crianças. Isso é possível uma vez que ajuda na concentração, no raciocínio lógico, na memorização, entre outros aspectos.
Conforme especialistas, isso acontece porque o ato de escutar música representa uma função cognitiva complexa do cérebro humano. Por isso, induz a diversas mudanças psicológicas e neurais.
Sendo assim, o contato com a música faz aumentar a atividade dos genes envolvidos na secreção e transporte de dopaminas, função sináptica, aprendizado e memória.
2. APRIMORA A LINGUAGEM ORAL
Ao ser incentivada a cantar, a criança acaba desenvolvendo mais a linguagem oral. Dessa forma, motivadas pelos sons e ritmos musicais, elas aprendem de uma forma bem divertida a verbalizar e interagir com o mundo.
Assim, aprenderá a falar palavras novas, aumentando o vocabulário e aperfeiçoando o processo de comunicação.
3. AJUDA NO DESEMPENHO ESCOLAR
Há estudos científicos que comprovam que a música, quando trabalhada na infância, ajuda também no desenvolvimento escolar ao diminuir o déficit de atenção. Além disso, a música estimula regiões do cérebro que auxiliam no aprendizado de matérias escolares.
O processo de alfabetização também pode ser desenvolvido por meio da música. Isso pode ser feito especialmente por meio de canções infantis em que há palavras e sílabas que se repetem. Assim, a música pode ser utilizada como um recurso para ensinar os pequenos a atrelar o som das palavras à escrita.
4. CONTRIBUI PARA O DESENVOLVIMENTO MOTOR
A música possibilita o desenvolvimento motor das crianças. Afinal, elas são instigadas a coordenar seus movimentos durante o acompanhamento dos ritmos.
Por isso, de uma forma dinâmica e divertida para os pequenos, a habilidade de movimentar o corpo de forma articulada é aprimorada. Sendo assim, a música é uma excelente forma de estimular a expressão corporal das crianças.
5. DESENVOLVE A SOCIABILIZAÇÃO
Por ser um meio de sociabilização, a música é também uma ferramenta de desenvolvimento infantil. Isso acontece porque o estudo da música permite criar vínculos com outras pessoas, ampliando as possibilidades de relações interpessoais.
Nesses contatos, a criança aprende lições de trabalho em equipe, já que muitas vezes a música é executada em conjunto. Isso permite ainda o aprendizado de virtudes como empatia e respeito entre os colegas.
A música ajuda a criança ainda a romper as barreiras da timidez e da insegurança. Isso é possível, uma vez que as escolas de música dão a oportunidade muitas vezes para que os alunos se apresentarem em público.
6. PROMOVE DISCIPLINA
O estudo da música promove também a disciplina. Isso porque, para aprender música, a criança precisará se dedicar com bastante afinco.
Afinal, os estudiosos da área costumam passar horas estudando para se aperfeiçoar nessa arte. Assim, as crianças costumam ficar mais disciplinadas.
Essa habilidade acaba repercutindo não só na infância, como também na fase adulta. Afinal, a disciplina é uma habilidade aprendida para toda a vida.
7. ESTIMULA A CRIATIVIDADE
Um dos benefícios da música é que ela desenvolve a criatividade, uma vez estimula o cérebro.
Além disso, como é uma arte, dá lugar muitas vezes para a criação. Afinal, ainda que tenham pouca idade, durante as aulas, os pequenos aprendem a como criar canções, cantar ou tocar instrumentos!
Conclusão:
Estudar música desde pequeno pode ser também um grande passo em sentido à carreira profissional.
Afinal, muitos artistas acabam descobrindo o dom para essa arte ainda na infância. Sendo assim, as aulas de música podem ser ainda um investimento profissional na vida dos filhos!