COMO APRENDER UM INSTRUMENTO MUSICAL PODE TE AJUDAR NOS ESTUDOS E NO DESENVOLVIMENTO.
Quando realizamos qualquer ação, diferentes partes do cérebro são ativadas, porém, há áreas adormecidas que só são despertadas quando começamos a fazer atividades que fujam do nosso comum. É assim com a música.
“Nas últimas décadas, cientistas fizeram grandes avanços no estudo da mente, inclusive mapear o cérebro enquanto o indivíduo executava atividades e como isso impacta no seu cotidiano. Conseguiram desvendar que, ao se dedicar ao aprendizado de um instrumento, as áreas ligadas ao raciocínio e concentração são impulsionadas.
EXPLICA AUGUSTO JIMENEZ, PSICÓLOGO EDUCACIONAL E DIRETOR DA REDE DE ESCOLAS MINDS ENGLISH SCHOOL.
Os dois lados do cérebro, dos estudantes e profissionais da música, são fortalecidos. Isso porque a mente é aguçada a desenvolver atividades complexas e que exigem rapidez. Para, por exemplo: ajustar os movimentos com a interpretação da partitura, a audição para o ritmo, e o tempo de execução.
Algumas escolas estão oferecendo aulas on-line para seus alunos, como é o caso do Point Music, e do novo piano virtual do Google Music Lab, que permite reunir até 10 amigos na sala para aprender.
Pensando nisso, Augusto Jimenez, da Minds Idiomas, desenvolveu os 5 Motivos para aprender um instrumento musical
1. MEMORIZAÇÃO
Quando você está aprendendo a tocar um instrumento, além de memorizar a música, o ritmo e a letra, você também precisa memorizar os movimentos. Isso traz um estímulo ao cérebro que proporciona a memorização mais rápida.
Com uma agenda corrida no trabalho e dia a dia, não esquecer de compromissos importantes e não ter aquele famoso “branco” é assertivo para ir bem na carreira. A música lhe ajudará nesse processo.
2. ORGANIZAÇÃO
Para que o aprendizado seja real, você precisa se organizar no tempo em que se dedica ao instrumento musical. Professores argumentam que é necessário inicialmente 30 minutos de prática diária, para ter a capacidade de memorização estimulada, e para não sobrecarregar o cérebro.
Após um período, pode-se aumentar o período para a prática diária. Ser organizado, é essencial para se trabalhar bem, facilitando o ambiente de trabalho e as relações pessoais/profissionais.
3. APRENDIZADO
Aprender a tocar um novo instrumento, ativa áreas cerebrais que facilitam o aprendizado de um novo idioma. Isso porque áreas da mente de assimilação de conteúdos que exijam raciocínio lógico e concentração são estimulados. Logo, entender e falar outra língua será mais fácil se você estudar música.
São duas áreas estimuladas responsáveis por habilidades linguísticas e a capacidade de resolver problemas cotidianos, além facilitar o tráfego de informações do lado direito responsável pela emoção e criatividade, e do lado esquerdo responsável pelo raciocínio lógico.
4. SOCIALIZAÇÃO
A música traz a socialização. Você interage na escola de música, com o instrumento, e a timidez fica mais distante. A socialização é uma das características mais procuradas no mercado de trabalho. Isso porque, tecnicamente, pode-se desenvolver os colaboradores, mas o comportamento é mais intrínseco. Mesmo de forma remota, que o que a quarentena nos impõe, é possível trocar experiências de forma online.
5. PERSISTÊNCIA
Lidar com as nossas frustrações é algo que muitas pessoas não conseguem. Para se aprender a tocar algum instrumento, é necessário a persistência e manter o foco no seu objetivo final que é tocar uma música que deseja, formar uma banda, enfim. Tenha um objetivo com o aprendizado, mesmo que no começo pareça impossível.
Essa habilidade é muito importante na carreira porque a vida sempre tem muitos obstáculos e não adianta se desesperar ou querer tudo com rapidez. E é isso que tocar um instrumento trabalha interiormente. Além de produzir estímulos de felicidade nas pequenas conquistas.
espero que voce teha gostado desse nosso breve resumo dos 5 Motivos para aprender um instrumento musical existem muitos outros beneicios que estudo da musica traz..
E você concorda deixe sua opinião nos comentarios… te vejo no proximo post